Endodontia: o tão conhecido tratamento de canal
- lorena-loreiro
- 18 de jun. de 2018
- 2 min de leitura

O tratamento de canal repara e preserva um dente bastante danificado ou contaminado ao invés de extraí-lo. O procedimento envolve a remoção da área contaminada do dente, limpeza e desinfecção; em seguida, o dente é obturado e selado. As causas comuns que causam uma infecção dentro do canal do dente são fraturas, cáries profundas, tratamentos dentários repetitivos ou traumas. O termo “tratamento de canal” vem da limpeza dos canais no interior da raiz do dente.Antigamente, tratamentos de canal eram dolorosos. Hoje em dia, com os avanços odontológicos e anestésicos, a maioria das pessoas sente pouca ou nenhuma dor com tratamento de canal.
Endodontia: as dúvidas mais comuns sobre o tratamento
Todo dente que dói deve ser tratado com endodontia?
Não. As dores podem ser provenientes de várias causas como: retração da gengiva, cáries, dentes submetidos a cargas intensas (forte mastigação), dentre outras. Mas somente o cirurgião-dentista poderá identificar o problema e encaminhar para o melhor tratamento.
Sentirei dor durante e/ou após o tratamento?
Durante o procedimento você estará anestesiado, sentirá apenas desconforto por ter de ficar com a boca aberta por um tempo maior. Após o tratamento, entre 48 e 72 horas, poderá ter uma sensação dolorosa e estará medicado.
Em quantas sessões se faz um tratamento endodôntico?
Depende da situação da polpa. Polpa viva e sem inflamação, geralmente uma sessão é suficiente; polpa viva e inflamada, em uma ou duas sessões; e polpa necrosada serão necessárias mais sessões (determinadas pelo cirurgião-dentista).
Se meu dente já recebeu tratamento endodôntico, posso precisar de um novo tratamento?
Sim. Na maioria das vezes acontece por causa de um tratamento onde não foi possível seguir todos os padrões necessários para o sucesso dele (total remoção dos micro-organismos, vedação de todo o canal, etc.). Pode também ser por infecção secundária, pois uma vez que o dente tem a polpa removida ele perde a sensibilidade e ser novamente atacado por cárie não será possível detectar e o processo carioso chega até a região já tratada anteriormente.
É possível que meu dente quebre e/ou fique fraco após o tratamento endodôntico?
Após a remoção do tecido cariado pode haver grande perda de estrutura dental. Sendo assim, é muito importante seguir as orientações do cirurgião-dentista referentes a reabilitação e manutenção do dente tratado.
Quer saber mais sobre endodontia? Fale conosco pelo (11) 3742-5081 ou através do site.
Comments